A pesquisadora do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) Vera Lúcia Mattar Gebrim de Oliveira, foi uma das palestrantes do 11º ECOOP, e mostrou os resultados da Pesquisa Estadual Sobre Saúde e Condições de Trabalho, realizada em 2023 em parceria com o Sindicato. Desta pesquisa, dos 296 cooperativários filiados ao SEEB-RO, apenas 93 responderam ao questionário.
De acordo com a socióloga formada pela USP, esse número de menos da metade dos filiados participando, se deve ao fato de que, mesmo sendo uma pesquisa que assegurou sigilo total dos dados dos participantes, os trabalhadores em cooperativas de crédito têm mais receio de participar do Sindicato.
“É um reflexo do receio de perder o emprego, pois em geral são pessoas oriundas de outros setores do trabalho, em que tinham condições de trabalho mais precárias. E nas cooperativas de crédito a realidade se apresenta, em tese, mais atraente. A verdade é que as pessoas, que não possuem estabilidade, encontram-se dentro de um ambiente ‘hostil’ até mesmo para responder a uma pesquisa sobre saúde e condições de trabalho. Chegam a se questionar se a pesquisa, em si, não seria uma ‘armadilha’ montada para que eles se comprometam nos locais de trabalho”, explicou Vera.
A socióloga aproveitou para destacar o trabalho do SEEB-RO junto ao ramo financeiro, em especial aos trabalhadores de cooperativas de crédito.
“A atuação do Sindicato é impecável. É uma dedicação dos dirigentes ao seu trabalho com muita clareza, com muito empenho em suas ações. O que vejo é que esta diretoria do SEEB-RO é um exemplo cristalino do que como deve ser a forma de todos os sindicatos atuarem. É impressionante”, concluiu a pesquisadora.