O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) convoca os empregados dos bancos públicos e privados, e os trabalhadores das cooperativas de crédito dos sistemas Credisis, Sicoob Norte e Sicoob Fronteiras, a fazer parte da carreata pela VACINA JÁ para estas duas categorias (bancários e cooperativários), essenciais no enfrentamento aos danos sociais e econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus.
A carreata vai acontecer a partir das 7h30 da próxima sexta-feira (18/6), com concentração na Praça das Caixas D’Água, no Centro de Porto Velho.
“É de fundamental importância a participação maciça dos trabalhadores, pra fortalecer a nossa luta pelo direito de bancários e cooperativários serem incluídos nos chamados grupos prioritários dos planos nacional, estadual e municipais de imunização contra a covid-19, que já tirou a vida de muitos de nossos colegas, amigos e familiares”, destaca José Toscano, presidente em exercício do Sindicato.
De acordo com levantamento do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), entre o primeiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021, que compreende o período da pandemia, o número de desligamentos por mortes na categoria bancária teve crescimento de 176,4%. Esse crescimento provavelmente se deu por conta da Covid-19, apesar de que o Caged não informa a causa do óbito.
Os serviços bancários foram considerados essenciais em todos os decretos municipais ou estaduais que previram medidas de isolamento contra a pandemia. Os bancos nunca deixaram de funcionar. Portanto, nada mais justo que os bancários, assim como outras categorias que estão na linha de frente, sejam incluídos em grupo prioritário para vacinação.