Começa hoje (15) e vai até o dia 31 de julho, a eleição dos Delegados Sindicais (e seus suplentes) dos bancos públicos em Rondônia. O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO), portanto, convoca todos os empregados do Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Caixa Econômica Federal a participarem do processo eleitoral a ser realizado nos seus locais de trabalho.
O quantitativo de delegados sindicais atenderá ao número determinado de agências de cada banco, como segue:
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – todas as agências
BANCO DA AMAZÔNIA – todas as agências
BANCO DO BRASIL – Somente 10 agências
O QUE É O DELEGADO SINDICAL?
Os delegados são o elo mais forte entre o local de trabalho e o Sindicato. Colaboram para que os problemas – pequenos ou grandes – as dúvidas, os questionamentos e as propostas apresentadas cheguem de forma ágil à diretoria do Sindicato. Ao mesmo tempo, facilitam para que as decisões, discussões e encaminhamentos aprovados em assembleia, bem como as estratégias traçadas pela diretoria, cheguem mais rapidamente ao conhecimento dos bancários.
O real significado de ser um delegado sindical: ajudar a organizar a luta cotidiana e contribuir para que o sindicato esteja presente no dia a dia de todos os trabalhadores representados.
É IMPORTANTE ELEGER DELEGADOS SINDICAIS?
Sim. Todos os grandes sindicatos do país e muitos pelo mundo afora são grandes justamente porque estão organizados pela base. O Sindicato é luta direta, no próprio local em que o trabalhador é explorado. E o delegado sindical está lá todos os dias. Portanto, a existência da figura do delegado sindical torna a luta por nossos direitos – e novas conquistas – coordenada pelo Sindicato, mais organizada e forte.
É DIFÍCIL SER DELEGADO SINDICAL?
Não. Mas é muito sério. É necessária disposição para a luta. O delegado sindical tem obrigações como:
* Participar de todas as assembleias,
* Ir a todas as reuniões de delegados
* Distribuir e discutir todos os comunicados e jornais do Sindicato
* Estar sempre atento para ouvir e levar ao Sindicato as propostas e críticas de seu local de trabalho.
* Participar dos eventos e instâncias sindicais, encaminhar decisões dos fóruns e encontros sindicais;
* Manter contato permanente com a categoria; discutir e organizar as reivindicações, manifestações, críticas e sugestões para a melhoria das condições de trabalho, encaminhando-as ao Sindicato e aos gestores das respectivas unidades;
* Ser o responsável pela distribuição de publicações do Sindicato aos trabalhadores.
* Filiar novos trabalhadores ao Sindicato.
* Enfim, estar presente e batalhando constantemente no conjunto das campanhas da categoria.
GARANTIAS
* É assegurada a estabilidade no emprego durante o exercício do mandato;
* É irremovível da unidade de trabalho durante o mandato, a menos que seja através de um processo negociado, ou pelo seu próprio interesse.
* Poderá deixar de comparecer ao trabalho para participar de seminários, congressos, encontros ou outra atividade sindical, através de autorização do gestor e não implicando em custo para a empresa, conforme assegurado em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.
* Poderá promover reuniões com os bancários, segundo acordo prévio com o gestor;