O Comando Nacional dos Bancários lançou, no último dia 7 de julho, uma pesquisa sobre as sequelas da Covid-19 na categoria bancária. A pesquisa será respondida por bancários já acometidos pela doença e que, em um questionário online, descreverão sintomas e outros efeitos que tenham permanecido após a cura.
A pesquisa, chamada “Avaliação longitudinal do impacto do SARS-CoV2 no sistema nervoso” e coordenada pelo Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas (FCM/UNICAMP) busca identificar os efeitos posteriores ao contágio e os impactos de eventuais sequelas no cotidiano do bancário, inclusive no trabalho, com o intuito de alcançar o máximo de bancários, nas bases dos sindicatos, para que se tenham elementos objetivos para futuras negociações com os representantes das direções dos bancos.
A pesquisa será em formato eletrônico, composta por um link para validação do termo de autorização e outro com as questões apresentadas. Ambos devem ser preenchidos cuidadosamente pelos participantes. Para garantir a fidelidade dos dados para análise estatística da UNICAMP, os links serão disponibilizados pelo Sindicato apenas por e-mail ou mensagens (privadas) em aplicativos como WhatsApp e Telegram a cada um dos bancários participantes. Os dados fornecidos pelos entrevistados serão todos protegidos.
A pesquisa vai acontecer até o dia 27 de agosto de 2021, quando os dados recebidos serão sistematizados pela equipe técnica da universidade e poderão ser apresentados durante a programação da 23ª Conferência Nacional dos Bancários, nos dias 03 e 04 de setembro de 2021.
“É importante a participação de todos os bancários que foram infectados e que foram curados, inclusive aqueles que estão em teletrabalho (home office), para que possamos obter o máximo de informações para serem utilizadas na busca por mais garantias e conquistas nas negociações com os representantes dos bancos”, destaca Ivone Colombo, presidente do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO).
“Por isso pedimos que todo bancário ou bancária, que teve covid-19, entrem em contato com o Sindicato, pelos números 3224-5259 (Geral), 98401-3216 (Ivone), 98403-9741 (Ricardo) e 99249-3265 (Secretaria da Presidência), para participar dessa importante pesquisa para a categoria”, completa a presidenta.
O bancário que responderá a pesquisa terá a segurança de que informações pessoais serão preservadas. Somente dados totalizados é que serão divulgados. Basicamente serão levantados sintomas tanto na fase mais branda da doença como na mais rigorosa. Bancários que foram acometidos duas vezes pela Covid-19 também terão algumas perguntas para responder.