Em resposta às reivindicações apresentadas pelo movimento sindical, a Poupex afirmou que já neste mês de outubro aplicará sobre os salários dos empregados o mesmo índice de reajuste da Fenaban para todos os demais bancários do país. O índice será de 10,97%.
Esse percentual reflete a variação do INPC de setembro de 2020 até agosto de 2021 mais um aumento real de 0,5%, e foi fruto do acordo bianual assinado ainda em 2020 entre a Contraf-CUT e a Fenaban. A Poupex, assim como tem feito já há muitos anos, se comprometeu a utilizar o índice pactuado com a Federação dos Bancos.
O acordo assinado entre os sindicatos e a Poupex em 2020 também foi bianual, porém as cláusulas financeiras referentes à data-base de 2021 deveriam passar por discussão neste ano, o que está sendo feito agora.
Os salários de outubro, assim como os benefícios, serão corrigidos pelos 10,97%. A data-base dos bancários é setembro, assim, a diferença retroativa ao mês de setembro também será paga neste mês de outubro.
Embora a Poupex tenha se comprometido com o pagamento já neste mês, os empregados terão de se manifestar em assembleia para validar o acordo.
Outro assunto que está em discussão com a Poupex é a regulamentação do teletrabalho para além da pandemia de covid-19. O assunto já foi objeto de acordo com alguns bancos e também está em discussão com a Fenaban. O Sindicato espera que até o final de 2021 seja possível fechar um acordo regulando a questão.
Por: Bancários DF