Pesquisar
Close this search box.

Compartilhar :

Mais três casos de bancários positivados pra covid na capital, e Sindicato reforça alerta

Pelo menos três bancários foram positivados para covid-19 em agências de Porto Velho nos últimos dias: um no Bradesco da avenida Carlos Gomes, um no Banco do Brasil da avenida Nações Unidas e um no Santander da avenida Sete de Setembro. E de acordo com informações colhidas pelo Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO), na maioria dos casos os funcionários foram afastados do trabalho e as agências passaram por processo de sanitização.

No caso mais recente, do funcionário do Santander, o banco encaminhou a pessoa para fazer o RT-PCR (o chamado teste do cotonete) para confirmar, com precisão, se a pessoa está realmente com covid. Em caso de diagnóstico positivo, ela será afastada, assim como seus colegas que estavam na agência naquele momento, e a unidade passará por sanitização.

Com mais estes três casos confirmados, e considerando também o surto de Influenza em todo país, o Sindicato volta reforçar o alerta para os trabalhadores do ramo financeiro sobre os cuidados que devem ser mantidos diariamente, seja dentro ou fora das agências e cooperativas de crédito.

O bancário ou cooperativário que estiver com qualquer sintoma gripal deve avisar ao gestor e não comparecer ao local de trabalho, realizar o teste de Covid-19 e, se possível, também para Influenza, aguardando o resultado em casa, seguindo os protocolos específicos do seu banco (ou cooperativa de crédito), que são acompanhados pelo Sindicato. Por sua vez, o gestor deve viabilizar a testagem de todos que tiveram contato com o trabalhador que testou positivo, assim como a sanitização do local de trabalho, e se for o caso o afastamento dos trabalhadores e fechamento do local.

“E em caso de negativa por parte dos gestores dos bancos, ou das cooperativas de crédito, obrigado a pessoa a ir trabalhar no presencial, mesmo com a suspeita das doenças (gripe H3N2 e covid-19), o trabalhador deve comunicar o caso imediatamente ao Sindicato, para que possamos tomar as medidas necessárias de forma mais rápida possível, para impedir a infecção de mais pessoas no local de trabalho. Somente assim o SEEB-RO pode atuar junto ao banco (ou cooperativa de crédito) para garantir que todos os protocolos de prevenção sejam devidamente respeitados. O sigilo é garantido”, alerta Ivone Colombo, presidenta do SEEB-RO.

SINDICATO ALERTA

Ivone destaca que a população passa por um momento muito delicado, pois a epidemia de Influenza H3N2 e mais a pandemia de covid-19 (intensificada pela variante Ômicron) tem levado muitas pessoas para hospitais, e o número de internações já é considerado preocupante em todos os estados. Além disso, médicos, especialistas e estudiosos já confirmaram que uma pessoa pode estar infectada pelos dois tipos de vírus ao mesmo tempo, o que aumenta o risco de morte.

“Os bancários e cooperativários, que diariamente atuam em ambientes com mais trabalhadores, e que há uma permanente demanda de clientes e usuários, ou seja, com mais pessoas, precisam entender que não é o momento de relaxar nos cuidados. Continuem respeitando os protocolos, continuem usando a máscara, até mesmo quando estiver na mesa de trabalho. O distanciamento deve ser mantido e fiscalizado por todos, gestores e funcionários em geral. O cenário requer atenção e cuidados redobrados, e a responsabilidade de todos é fundamental neste momento”, acrescenta Ivone.

VACINE-SE

O SEEB-RO destaca que as vacinas contra a covid-19 e contra a gripe, em Porto Velho, continuam disponíveis nas unidades básicas de saúde. O atendimento com as vacinas também segue no Porto Velho Shopping.

Comente o que achou:

Jornal

Cartilha