A agência Vale do Guaporé da Caixa Econômica Federal, localizada na avenida Alexandre Guimarães, bairro Tancredo Neves, zona Leste de Porto Velho, foi fechada na manhã desta terça-feira (27/9) por uma ação do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO), que esteve no local desde ontem (26) apurando a denúncia de que, há mais de um ano, os funcionários, clientes e usuários sofrem naquela unidade com problemas de climatização (ar condicionados).
De acordo com Edson Tavares, diretor de Saúde, o Sindicato recebeu mais uma denúncia (nesta segunda-feira) que apenas confirmou o problema que já se arrasta há tanto tempo e nunca foi solucionado de forma definitiva. O sistema de climatização da agência é tão obsoleto que nem mesmo quando é feita a sua manutenção, as peças de reposição são encontradas, já que se trata de equipamentos muito antigos. Por isso a solução definitiva só será possível caso haja a substituição total dos equipamentos pois, quando funcionam, não oferecem uma climatização adequada para o atendimento ao público.
“O Sindicato acionou a direção regional da Caixa ainda ontem, segunda-feira, e informou que, caso o problema não fosse resolvido, a agência não iria abrir, e foi o que aconteceu. Após isso, a própria representação da Superintendência Regional do banco esteve no local e garantiu aos dirigentes que o problema será solucionado definitivamente. Até lá, a agência terá atendimento apenas de forma contingenciada, aos chamados serviços essenciais”, explicou Edson, que é empregado da Caixa.
O Sindicato permanecerá vigilante com esta questão e acompanhando a efetiva solução do problema, até que o sistema de refrigeração seja totalmente adequado tanto aos trabalhadores quanto à população em geral.
Além de Edson, estiveram participando da fiscalização os dirigentes Ivone Colombo (presidenta), Cleiton dos Santos (secretário geral), Wanderson Modesto (Jurídico), Clemilson Farias (Finanças) e Ricardo Vítor (Imprensa).