Pesquisar
Close this search box.

Compartilhar :

“Cada mulher a mais na diretoria amplia a visão feminina que o Sindicato tem do que as trabalhadoras enfrentam no trabalho”, diz secretária de Esportes, Cultura e Lazer

Gesica Capato (Esportes, Cultura e Lazer), Ivone Colombo (Presidência) e Keli Cristina (Regional Rolim de Moura)

Março, o Mês da Mulher, marca a chegada definitiva de Gesica Capato Alencar, Secretária de Esporte, Cultura e Lazer à sede do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) na capital. Com mais de 15 anos de Bradesco e até recentemente trabalhando na agência de Rolim de Moura, a jovem bancária foi eleita na composição da Chapa única da eleição do Sindicato que aconteceu em maio de 2022 – e que tomou posse no dia 1º de julho – mas somente agora, em março de 2023, assume o cargo na capital.

Ela é a terceira mulher, na atual diretoria, a assumir como dirigente sindical liberada pela empresa, a exemplo da presidente do Sindicato, Ivone Colombo (Bradesco) e de Keli Cristina (Banco do Brasil), que já há alguns anos responde pela titularidade da Regional Rolim de Moura.

“A mulher tem uma visão diferente de tudo, ela pensa e funciona diferente do homem. E a cada mulher a mais na diretoria, mais o Sindicato tem uma visão feminina, de fato, do que as trabalhadoras do ramo financeiro enfrentam no dia a dia no trabalho”, menciona a dirigente, enfatizando o projeto “Basta! Não Irão Nos Calar!”.

“Mais do que somar, vamos trazer inovação, começando pelo ‘Basta’, um projeto da Contraf-CUT que me foi confiado pela presidente Ivone Colombo, e que é de extrema importância para as bancárias e cooperativárias, uma vez que o número de mulheres vítimas de violência doméstica e de assédio sexual aumentou consideravelmente no país, e precisamos intensificar a luta para que esse cenário aterrorizante deixe de existir”, acrescenta Gesica.

“É uma honra estar à frente desse projeto, especialmente porque o SEEB-RO é o primeiro Sindicato da Região Norte a implantá-lo e o primeiro do Brasil a englobar também o atendimento às vítimas de assédio sexual nos locais de trabalho. Teremos este canal, através do WhatsApp, em que as mulheres em situação de violência terão assegurados atendimento humanizado e orientação jurídica, sempre com sigilo e o respeito à vontade delas, nossas prioridades”, explica a sindicalista, que agradece a indicação das demais dirigentes.

“Quero agradecer a Keli Cristina (Regional Rolim de Moura) pela indicação, e à presidenta Ivone Colombo, que me confiou o Projeto ‘Basta! Não Irão nos calar!’ e que lutou pela minha liberação, ao lado de outras mulheres admiráveis como a Juvandia Moreira, presidente da Contraf-CUT. É a união das mulheres mostrando sua força em todos os cantos do país”, concluiu.

Comente o que achou:

Jornal

Cartilha