Pesquisar
Close this search box.

Compartilhar :

Coletivo Nacional de Relações do Trabalho analisa nova legislatura do Congresso Nacional

O Coletivo Nacional de Relações do Trabalho da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contra-CUT) se reuniu virtualmente, na manhã desta quinta-feira (9/3), para analisar a nova legislatura no Congresso Nacional, debater e encaminhar uma linha de atuação junto às casas legislativas do país afora e órgãos governamentais.

A reunião ampliada contou com a presença dos convidados, o vice-presidente do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), Rodrigo Britto, e o coordenador técnico, Neuriberg Dias. Eles fizeram um diagnóstico das forças políticas e seus respectivos parlamentares, além dos projetos que estão em tramitação, de interesse geral da classe trabalhadora, com um recorte da categoria bancária.

“Analisamos o cenário político e enxergamos a necessidade de uma atuação e monitoramento como já fazemos, não só em âmbito federal, mas também uma atuação conjunta com sindicatos e federações nas câmaras municipais e assembleias legislativas dos estados, para vigiar, intervir e apresentar uma agenda positiva para a classe trabalhadora”, avaliou Jeferson Meira, secretário de Relações do Trabalho da Contraf-CUT e coordenador do Coletivo.

Para Daniele Bittencourt, secretária-geral da Fetec-CUT Paraná, foi importante esse chamado da Contraf-CUT, instigando as entidades para a presença junto às câmaras municipais e assembleias legislativas. “Esse projeto também está na pauta do Coletivo de Mulheres do Paraná e já iniciamos os contatos em 2023″.

Edson Tavares, secretário de Saúde, Condições de Trabalho e Política Social do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO), acredita ser de suma importância os encontros do Coletivo Relações de Trabalho. “Justamente para oxigenar as ações estratégicas em torno dos temas afeitos ao trabalhador e à trabalhadora, sobretudo, num cenário de metamorfoses e desafios que tangenciam o mundo do trabalho, e que estão na agenda do dia do Legislativo Federal, Estadual e Municipal”.

Outro ponto aventado na reunião foi a intensificação da comunicação assertiva próxima das bases sindicais, disponibilizando materiais variados para a solidificação da consciência política e de classe. “É hora de colocar em evidência os atores sindicais para contribuirmos no debate sobre as melhorias das condições socioeconômicas dos trabalhadores e das trabalhadoras. Aqui, sugerimos a pulverização da via comunicativa também pelo Instagram, Facebook e Twitter, junto à sociedade e, consequentemente, alcançando a classe trabalhadora”, disse Tavares.

Já Ana Lucia Ramos Pinto, secretária geral da Fetec/SP, destacou que a participação do DIAP na reunião e essa parceria é muito importante para balizar a atuação junto ao governo. “É de extrema relevância que acompanhemos as discussões e que possamos, de forma organizada, fazer as intervenções nos projetos de interesse da classe trabalhadora”.

Contraf-CUT

Comente o que achou:

Jornal

Cartilha