Pesquisar
Close this search box.

Compartilhar :

Sindicato discute saúde do trabalhador e a atual gestão do Ministério da Saúde

Com o objetivo de discutir a saúde do trabalhador, com o foco sobre a atual gestão do Ministério da Saúde, o Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) participou, na tarde da última sexta-feira (12/5), de uma reunião virtual (plataforma Zoom) promovida pelo Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (DIESAT) e que contou com a participação da Coordenadora da CGSAT do Ministério da Saúde, Luciene Aguiar.

Como integrante da CISTT (Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora) estadual, o Secretário de Saúde, Condições de Trabalho e Política Social do SEEB/RO, Edson Wilson Tavares, participou da reunião enfatizando que a participação social e interinstitucional do SEEB/RO no CISTT, demonstra atuação inovadora nas relações com a sociedade, participando na formulação das propostas institucionais e das demandas da comunidade provenientes da classe trabalhadora, sobretudo quanto aos impactos na saúde do trabalhador bancário.

“A saúde do trabalhador foi incorporada como campo de atuação do SUS. É resultado de um amplo movimento em defesa do direito à saúde relacionada ao trabalho, e da participação dos trabalhadores nas decisões sobre a organização e gestão dos processos produtivos, na busca da garantia de atenção integral à saúde, considerando o conceito ampliado de saúde e de seus determinantes sociais: condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho e emprego. Por isso é de suma importância a participação do Sindicato”, detalhou Edson.

QUEM É O DIESAT

O Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (DIESAT) é um órgão criado na década de 80 por algumas entidades sindicais que compreenderam a importância da luta pela saúde dos trabalhadores e se dispuseram a incorporá-la em suas atividades cotidianas de reivindicações e atuação efetiva sobre os ambientes de trabalho. A atuação do órgão é baseada em temas como a organização do trabalho, a política previdenciária, o aprimoramento dos serviços de saúde, a prevenção de doenças e mortes determinadas no dia a dia de trabalho, a aplicação e implementação da legislação trabalhista, bem como para o despertar crescente dos trabalhadores e da sociedade como um todo para o grave problema das precárias condições de vida e de trabalho da classe trabalhadora.

Como órgão de assessoria sindical apresenta um quadro multidisciplinar de profissionais sintonizado com a causa, compondo-se das seguintes áreas de formação: engenharia, medicina, direito, psicologia, sociologia, administração, história, jornalismo e enfermagem, para abordar Saúde do Trabalhador.

QUEM É A CISTT

A CISTT – Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, estabelecida no Artigo 12 da Lei Orgânica da Saúde 8.080, de 19 de setembro de 1990, tem o propósito de assessoramento dos conselhos de saúde na temática de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Portanto, sua instalação é obrigatória e indispensável nos conselhos de saúde.

Comente o que achou:

Jornal

Cartilha