Pesquisar
Close this search box.

Compartilhar :

Com participação de Rondônia, 26ª Conferência Nacional aprova reivindicações da Campanha Nacional dos Bancários 2024

Aumento real de 5%, PLR maior e ampliação de direitos; fim do assédio e dos instrumentos adoecedores na cobrança de metas; defesa dos empregos, impactados pelos avanços tecnológicos no trabalho bancário; são três dos nove eixos de reivindicações

As 632 delegadas e delegados representantes de sindicatos de bancários de todo o país, reunidos em São Paulo, na 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, aprovaram, no domingo (9/6), a minuta de reivindicações da categoria, que será entregue aos bancos nos próximos dias, para que se dê início às negociações da Campanha Nacional dos Bancários 2024. Grande parte da delegação do Rio Grande do Sul participou remotamente por plataforma digital de videoconferência e votação.

“Os debates que realizamos aqui nesses três dias de conferência sintetizaram as propostas trazidas desde nossas bases pela Consulta Nacional e conferências regionais e estaduais, que foram realizadas em todo país e se somam às resoluções dos congressos e encontros específicos de trabalhadores de cada banco”, explicou a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e coordenadora do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira.

“Faremos uma campanha que dialoga com os anseios da categoria e que nos levará, mais uma vez, à manutenção dos direitos garantidos em nossa CCT, a novas conquistas e ao aumento real, além de avanços nas pautas que são de toda a sociedade, como a redução da desigualdade social e econômica”, disse Juvandia. “Todas essas lutas nos conectam! E vamos juntos reconstruir o país que valoriza a classe trabalhadora e a população mais carente de nosso país”, concluiu.

A minuta será aprovada em assembleias que serão realizadas por sindicatos de todo país no dia 13 de junho, exceto nas bases dos sindicatos que aprovaram o refendo da minuta pela conferência nacional. Após a aprovação, a minuta será entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para que se dê início às negociações da Campanha Nacional dos Bancários 2024.

RONDÔNIA

Os bancários de Rondônia foram representados na 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro e também nos Encontros e Congressos Nacionais dos bancos que aconteceram o evento principal:

  • O diretor de Saúde, Edson Wilson Tavares, e a diretora de base, Bryanne Fernandes Keher Marques, participaram do 39º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), que aconteceu no dia 7/6.

  • O diretor da Regional Ji-Paraná, Elizeu Eurico de Lima, participou do 34º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB), que começou na terça-feira (4) e terminou na quinta-feira (6/6).

  • O diretor de Finanças do SEEB-RO, Clemilson Farias, participou do Encontro Nacional dos Funcionários do Santander, ocorrido na quinta-feira, 6/6.

  • A presidenta do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) Ivone Colombo, participou do Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco, que aconteceu na quinta-feira (6/6) e, ao lado de Edson, Clemilson e Bryanne, estiveram na Conferência Nacional.

Ivone, que também é coordenadora do Comando Nacional dos Bancários, enfatiza que, além dos índices econômicos, a categoria vai lutar principalmente por emprego e saúde.

“O emprego foi um tema recorrente em todos os encontros e congressos dos bancos públicos e privados e também na Conferência. Está bem clara a preocupação com o fechamento de agências, de postos de trabalho e sem que haja qualquer perspectiva de contratações. E como todos sabem, com a sobrecarga na demanda, aliada às já conhecidas cobranças por metas desumanas, vem o adoecimento. Logo, o Comando Nacional estará empenhado na luta também pela saúde dos bancários e pelas condições dignas nos locais de trabalho”, destacou Ivone, lembrando que este ano a Campanha Nacional dos Bancários vai discutir todas as cláusulas da Convença Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.

“Portanto já sabemos que será uma campanha muito difícil, e embora não queiramos isso, caso seja necessário irmos à luta por meio de greve, é fundamental a participação de todos os bancários, pois só com a luta se conquista”, concluiu Ivone.

Clemilson Farias, Bryanne Fernandes, Ivone Colombo e Edson Tavares

Veja abaixo os nove eixos da pauta de reivindicações:

I. Aumento real de 5% (inflação + 5%), PLR maior e ampliação de direitos;

II. Fim do assédio e dos Instrumentos Adoecedores na Cobrança de Metas;

III. Representação de todos os Trabalhadores do Ramo Financeiro;

IV. Defesa dos empregos, impactos dos avanços tecnológicos no trabalho bancário;

V. Redução da taxa de juros para induzir o crescimento econômico e geração de emprego e renda;

VI. Reforma tributária: tributar os super ricos e ampliar a isenção do IR na PLR;

VII. Fortalecimento das entidades sindicais e da negociação coletiva;

VIII. Ampliação da sindicalização;

IX. Fortalecimento do debate sobre a importância das eleições de 2024 para a Classe Trabalhadora na defesa de seus direitos e da Democracia: eleger candidatos e candidatas que tenham compromisso com esta pauta.

Acompanhe todos os passos da Campanha Nacional dos Bancários no site (https://bancariosro.com.br/) e nas nossas redes sociais: Facebook, Instagram e X (antigo Twitter).

Fonte: Contraf-CUT, com edição do SEEB-RO

Comente o que achou:

Jornal

Cartilha