Pesquisar
Close this search box.

Compartilhar :

Trabalhadores do Santander em Rondônia aprovam a renovação do ACT e do PPRS

Assinatura do acordo será realizada na próxima terça-feira, 15/10

Em assembleia virtual realizada entre as 20h do dia 9 e às 20h do dia 10 de outubro, os trabalhadores do Santander em todo país aprovaram a proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e do Programa de Participação nos Resultados (PPRS). A votação ocorreu de forma totalmente online, garantindo a ampla participação dos funcionários.

Em Rondônia a aprovação se deu com ampla maioria, sendo 88,89% do “SIM” para a pergunta “Você autoriza o Sindicato a celebrar Acordo Coletivo de Trabalho sobre Programa de Participação de Resultados Santander (PPRS) 2024/2025, que inclui desconto a ser feito nos salários dos empregados em razão da contratação a ser realizada (contribuição negocial); Termo de Ratificação do Programa de Participação nos Resultados Santander 2024/2025 e Termo de Relações Laborais e Prestação de Serviços Financeiros – Boas Práticas, a serem celebrados com o Banco Santander (Brasil) S/A?”. Não houve voto de rejeição, apenas 11,11% de abstenções.

“A aprovação, com maioria esmagadora e sem nenhum voto contrário, comprova que os trabalhadores do Santander em Rondônia entenderam a importância de garantir a continuidade de direitos e benefícios importantes. E, sobretudo, os trabalhadores sabem que, mesmo com as novas conquistas obtidas no atual Acordo, ainda assim continuaremos mobilizados para conquistar as pautas ainda pendentes”, destacou Ivone Colombo, presidenta do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) explica

A coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE), Wanessa Queiroz, disse que a renovação desse acordo é uma vitória de todos os empregados do banco Santander no Brasil.

“Além das duas cláusulas novas, renovaremos as 1.500 bolsas de estudo a todos os empregados que poderão se inscrever para concorrer, distribuídas cursos de graduação e MBA. Estaremos continuamente debatendo e levando as reivindicações dos trabalhadores para melhorar as condições de trabalho e também em relação ao plano de saúde.”

O novo acordo traz importantes conquistas para a categoria, consolidando avanços significativos nas condições de trabalho. Confira os principais pontos aprovados:

  • Manutenção do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT): Após intensas negociações, os trabalhadores conseguiram garantir a renovação integral das condições já previstas no ACT. Isso inclui a manutenção das regras do PPRS, sem qualquer compensação na Participação nos Lucros e Resultados (PLR), preservando os direitos conquistados. O PPRS será pago em fevereiro de 2025, com o valor de R$3.672,25, referente ao ano de 2024. Já em fevereiro de 2026, será pago o PPRS referente ao ano de 2025. O valor será reajustado pelo índice da CCT.

  • Isenção da coparticipação no plano de saúde para Pessoas com Deficiência (PCDs): Uma das principais vitórias foi a isenção da coparticipação no plano de saúde para os empregados com deficiência (PCDs), garantindo mais acessibilidade e inclusão para esses trabalhadores.

  • Suspensão de metas após afastamentos: Outro avanço importante foi a suspensão de metas por 30 dias para os trabalhadores que retornarem de afastamentos por motivos de saúde, doença ou licença-maternidade superiores a 180 dias, permitindo uma readaptação mais adequada ao ritmo de trabalho.

A assinatura oficial do acordo será realizada no dia 15 de outubro, às 10h, na sede do Santander em São Paulo, consolidando o compromisso entre o banco e os trabalhadores.

Fonte: Contraf-CUT, com edição do SEEB-RO

Comente o que achou:

Jornal

Cartilha