Após ser acionada pelos trabalhadores da Caixa e entidades representativas da categoria sobre uma nova reestruturação na rede de varejo, a representante dos empregados no Conselho de Administração, Fabiana Uehara Proscholdt, reuniu-se com representantes da empresa e solicitou esclarecimentos. Segundo a conselheira eleita, o banco confirmou a existência de estudos com vista na centralidade do cliente.
“O entendimento da Caixa é de que o processo de atendimento da rede é uma transformação contínua e que estão em estudo novos modelos que contemplem as necessidades dos clientes e também dos empregados. Na reunião, cobrei a necessidade de não haver prejuízos aos colegas e reforcei a importância do diálogo com as entidades representativas. Esse acompanhamento das entidades é essencial inclusive para poderem dar sugestões nas mudanças que o banco pretende realizar”, frisou a conselheira.
“Vou continuar acompanhando esse debate porque qualquer movimentação é sempre motivo de preocupação entre os empregados.”, acrescentou Fabiana Uehara.
O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Sergio Takemoto, também defendeu o diálogo com as representações dos empregados. “Vamos acompanhar o desenrolar das medidas para nos certificar de que não haja perdas para as empregadas e empregados.”, destacou.
Fabiana Uehara informou que a Caixa está inaugurando novas Superintendências Regionais (SRs) e que algumas delas ainda não existem fisicamente. Por conta disso, o banco não tem nomeado na rede. “Avaliamos que a empresa está segurando as nomeações por conta das adequações que planeja fazer, bem como seus desdobramentos. Até entendo a lógica, mas existem os colegas que estão substituindo e tem a expectativa de serem efetivados, e isso não deixa de gerar certa instabilidade”.