Os trabalhadores das cooperativas de crédito dos sistemas Sicoob Norte e Credisis no Estado, reunidos em assembleia geral virtual na manhã do último sábado, 21/11, após quase duas horas de deliberações, chegaram a um consenso e construíram a pauta de reivindicação da categoria com os índices econômicos que serão apresentados aos empregadores para o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2021.
As propostas aprovadas pelos cooperativários são: reajuste salarial composto de índice da inflação do período mais 5% de ganho real, e tíquete alimentação com reajuste de 20%, para os dois sistemas.
Agora o Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO), que coordenou a reunião, vai protocolar a pauta de reivindicação junto aos representantes patronais dos dois sistemas e já solicitar agendamento da reunião de negociação.
A data base dos funcionários de ambos os sistemas é 1º de junho, mas por conta da pandemia do novo coronavírus somente agora é que foi possível a realização de uma assembleia geral, no formato virtual (não presencial), respeitando as medidas de proteção das autoridades sanitárias. Portanto, todos os índices que forem fechados no ACT serão pagos também de forma retroativa.
“Esperamos que os empregadores atendam à reivindicação da categoria, pois embora estejamos vivenciando uma crise sanitária histórica que atingiu a todos, sabemos que as cooperativas de crédito representam um segmento de forte e constante crescimento no ramo financeiro, e que por isso, podem conceder estes índices para, sobretudo, valorizar seus empregados”, analisou Antônio Tavares, diretor de Cooperativas do SEEB-RO.