Algumas das principais cidades do Estado continuam em regime de isolamento social restritivo (fase 1) para impedir o avanço dos índices de infecção e mortes por covid-19 e, com isso, atividades do movimento sindical que geralmente seriam realizadas presencialmente estão impedidas. Ainda assim, as mobilizações contra as propostas de reestruturação do Banco do Brasil (anunciada no dia 11 de janeiro) continuam em todo Brasil, e por isso o Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) orienta que os funcionários do BB usem roupas pretas no local de trabalho e não façam a comercialização de produtos bancários nesta quinta-feira (21).
Essa iniciativa faz parte do Dia Nacional de Lutas contra a reestruturação (proposta pela direção do banco) e que vai acontecer, simultaneamente, em todos os estados. O Dia Nacional de Lutas é uma das iniciativas aprovadas na terça-feira (19) em reunião da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB).
A reestruturação prevê o fechamento de centenas de agências e outras unidades do BB, além da demissão de 5 mil funcionários, inclusive com a extinção da função de caixa.