Pesquisar
Close this search box.

Compartilhar :

AGOSTO LILÁS: Sindicato amplia parcerias para combater a violência contra as mulheres

O mês de agosto é marcado, entre outras coisas, pelo Agosto Lilás, campanha nacional que prevê a divulgação dos órgãos de combate e suporte para atender mulheres em situação de violência, difundindo os canais de denúncia e quais são as medidas existentes para garantir a proteção de mulheres que sofrem violência.

E o Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO), que fez história em 2022 elegendo Ivone Colombo como a primeira mulher para o cargo de presidente, é um dos maiores apoiadores da luta em defesa das mulheres bancárias, cooperativárias e da sociedade em geral. Por isso mesmo tem, em sua grade permanente de atividades, o Projeto “Basta! Não irão nos calar!”, que faz o atendimento a mulheres em situação de violências físicas, psicológicas, patrimoniais e sexuais e, no caso de Rondônia, também às vítimas de assédio sexual no local de trabalho (bancos ou cooperativas de crédito).

E no último sábado (3/8), no auditório da Ifro, em Ji-Paraná, o SEEB-RO ampliou sua parceria nesta jornada, participando efetivamente do 1º Encontro Estadual Contra o Feminicídio, Transfeminicídio e Lesbocídio de Rondônia, promovido pelo Levante Feminista Contra o Feminicídio, uma frente suprapartidária formada por movimentos feministas, organizações e mulheres diversas, que tem como objetivo sensibilizar, mobilizar e denunciar à sociedade o aumento dos casos de feminicídio e exigir medidas efetivas de proteção à vida das mulheres.

O encontro estadual foi de extrema importância, pois Rondônia ocupa o primeiro lugar no ranking de feminicídios e o segundo lugar em homicídios de mulheres no Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

“A participação do SEEB/RO no Encontro marca a aproximação dos movimentos populares e amplia sua lente na política social. Nesse horizonte, o Sindicato alinha-se ao 5 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que se propõe alcançar a igualdade de gênero e empoderar as mulheres de Rondônia”, declarou Edson W. Tavares, Secretário de Saúde, Condições de Trabalho e Política Social.

Fonte: SEEB-RO

Comente o que achou:

Jornal

Cartilha