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Após pressão do Sindicato, agência do BB em Cacoal é fechada e todos os empregados passarão por testagem para covid-19

A agência do Banco do Brasil em Cacoal, região central do Estado, está fechada desde a última sexta-feira (25/6) e vai permanecer assim durante toda esta segunda-feira (28). O motivo do fechamento se deu por conta da denúncia recebida pelo Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) na semana passada, de que seis funcionários estavam afastados por covid-19 e mais um havia solicitado a dispensa do trabalho por suspeita da doença. Na manhã de sexta-feira (25), mais três funcionários solicitaram dispensa do trabalho pelo mesmo motivo.

A denúncia foi recebida pelo diretor de Esportes e Cultura do SEEB-RO e presidente da Fetec/CUT-CN, Cleiton dos Santos (que é funcionário do BB) que, imediatamente, repassou as informações para o diretor da regional Cacoal, Paulo Pereira que, por sua vez, esteve pessoalmente na agência para exigir esclarecimentos e providências da gerência da unidade.

O dirigente cobrou que o banco suspendesse as atividades na agência para realizar a desinfecção das dependências e a testagem de todos os trabalhadores que estavam em trabalho presencial.

O presidente em exercício do Sindicato, José Toscano, em contato com o representante regional do banco no Estado, Edson Lemos, recebeu a confirmação de que a agência está fechada deste a sexta-feira e que já passou por processo de sanitização por empresa especializada, e também a garantia de que todos os empregados da unidade passarão por testagem para a covid-19.

Além dos casos de covid-19, que já vitimou um bancário há algumas semanas, a agência passa por uma reforma que, segundo relatos dos funcionários, além de trazer transtornos por causa do barulho a poeira, nem sempre as estações de trabalho estão plenamente prontas para serem usadas. E os operários da obra circulam dentro da agência sem máscara, o que pode ser um problema que contribui para o agravamento do quadro de contaminação de covid-19.

“Não podemos permitir que, num momento em que ainda estamos sofrendo por inúmeros colegas bancários que perderam a vida para esta doença, uma agência importante do Banco do Brasil, numa região estratégica do Estado, e que já teve um funcionário morto pela covid-19, permaneça funcionando com esse gravíssimo estado de risco à vida dos trabalhadores, dos clientes e usuários. Esperamos agora que a direção regional do banco cumpra com sua promessa de fazer a testagem geral do corpo funcional, e que não tenhamos mais casos confirmados e que logo todos possam voltar a trabalhar num ambiente seguro e confiável”, menciona José Toscano, presidente em exercício do SEEB-RO.

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