Pesquisar
Close this search box.

Compartilhar :

Bancários aprovam minuta de reivindicações da Campanha Nacional 2024

Contraf-CUT, com edição do SEEB-RO

Bancárias e bancários, de todo o Brasil, aprovaram, em assembleias realizadas nesta quinta-feira (13/6), a minuta de reivindicações que servirá de base à Campanha Nacional de 2024, para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. O documento, que teve o índice de aprovação superior a 95%, será, oficialmente, entregue pelo Comando Nacional dos Bancários à Federação Nacional do Bancos (Fenaban) na próxima terça-feira (18). Em Rondônia a aprovação da minuta foi de 95,81%.

“Agradecemos a todos os bancários que tiraram um tempo para participar da votação. Isso é de extrema importância para a Campanha Nacional pois confirma o compromisso dos trabalhadores nas decisões que vão definir os rumos da categoria. Esperamos que, nas rodadas de negociação que vão se iniciar nos próximos dias, os banqueiros reconheçam o trabalho e a dedicação dos seus funcionários, verdadeiros responsáveis pelos sucessivos lucros destas instituições financeiras”, destacou Ivone Colombo, presidenta do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO).

As propostas da minuta foram o resultado de uma série de discussões feitas em conferências estaduais e regionais, em todo o país, e também com base na Consulta Nacional da categoria que, neste ano, contou com a participação de 46.824 respondentes, sendo que, desse total, 28% não associados aos sindicatos da categoria. O documento também foi aprovado durante a 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro.

“A construção da minuta é uma construção coletiva, para garantir a ampla representatividade da categoria. Por isso, antes de ser entregue à Fenaban, as propostas são debatidas em várias instâncias representativas de trabalhadores, em todo o país”, explicou a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, que também é coordenadora do Comando Nacional dos Bancários.

“Mais uma vez, a unidade é fundamental, para mantermos as cláusulas conquistadas e avançar em novos direitos, lembrando que, ao longo dos anos, a nossa categoria já demonstrou capacidade de organização de luta e, acreditamos que, em 2024 não será diferente”, completou Juvandia Moreira.

A seguir, os eixos da pauta de reivindicações aprovados na 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro:

• Aumento real de 5% (inflação + 5%), PLR maior e ampliação de direitos

• Fim do assédio e dos instrumentos adoecedores na cobrança de metas

• Representação de todos os trabalhadores do ramo financeiro

• Defesa dos empregos, considerando os avanços tecnológicos no trabalho bancário

• Redução da taxa de juros para induzir o crescimento econômico e geração de emprego e renda

• Reforma tributária: tributar os super ricos e ampliar a isenção do IR na PLR

• Fortalecimento das entidades sindicais e da negociação coletiva

• Ampliação da sindicalização

• Fortalecimento do debate sobre a importância das eleições de 2024 para a classe trabalhadora na defesa de seus direitos e da democracia: eleger candidatos e candidatas que tenham compromisso com as pautas dos trabalhadores.

Fonte: Documento, que servirá de base à renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, será entregue à Fenaban no próximo dia 18

Comente o que achou:

Jornal

Cartilha