Compartilhar :

BASTA!: Projeto de combate à violência e assédio sexual contra a mulher completa dois anos em Rondônia

Neste mês de abril o Projeto “Basta! Não Irão Nos Calar” está completando dois anos de implantação pelo Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) e continua sendo uma ferramenta fundamental para as bancárias e trabalhadoras em cooperativas de crédito no combate à violência doméstica e ao assédio sexual no trabalho.

O Basta! é um canal de atendimento em que a mulher vítima de violência doméstica (física ou psicológica) e assédio sexual (no local de trabalho) pode entrar em contato pelo WhatsApp (69) 99214-0464 e fazer o relato do que está acontecendo. Imediatamente é feita uma orientação – por especialistas – dos caminhos que ela pode seguir para acabar com este sofrimento.

“Fomos o primeiro Sindicato a implantar o projeto na região Norte, e estendemos o atendimento também às vítimas de assédio sexual no trabalho. No canal do Basta!, além do atendimento humanizado, a mulher também recebe a orientação jurídica, já que, muitas vezes o que ela precisa para sair de uma situação de violência é uma medida protetiva, um divórcio ou, por exemplo, a regulamentação de guarda. Tudo isso garantindo total apoio, sigilo e segurança às vítimas”, explica Gesica Capato, diretora de Esportes do SEEB-RO e coordenadora do Basta! em Rondônia.

“No Brasil mais de 500 mulheres já saíram da situação de violência através do Projeto Basta!”, valor contabilizado em todos os Sindicatos que já implantaram o canal. Portanto pedimos que todos ajudem a divulgar o canal, pois cada mulher que conseguimos tirar da situação de violência é uma vida salva”, acrescenta Gesica.

A violência doméstica causa uma perda anual de R$ 1 bilhão de reais ao país, isso porque mulheres vítimas desse mal tendem a faltar, em média, 18 dias de trabalho por ano. A informação é de uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Ceará (UFC), apresentada durante um seminário realizado em 2023 pela Contraf-CUT. A pesquisa mostra que as mulheres que sofrem violência doméstica apresentam mais problemas de concentração e estresse relacionados ao trabalho.

Primeira mulher eleita presidenta na história do SEEB-RO, Ivone Colombo reforça que a luta em defesa das mulheres é uma pauta constante nas mesas de negociações entre os bancos, mas que não apenas as bancárias, mas também as cooperativárias, devem sempre buscar seus direitos.

“Nas mesas de negociação com os bancos, por exemplo, sempre lutamos por igualdade entre homens e mulheres. Mas para que esta igualdade seja alcançada, de fato, é preciso não apenas igualar salários, mas também erradicar os ciclos de violência pelos quais as mulheres são submetidas. É por isso que o ‘Basta!’ foi criado e se tornou uma prioridade do Sindicato, pois é um mecanismo fundamental na proteção às mulheres do ramo financeiro rondoniense”, destaca Ivone.

“Apesar da categoria, em especial a bancária, sempre contar com muitas informações sobre o cenário nacional da violência doméstica, sabemos que muitas mulheres ainda sofrem violência em suas casas em silêncio, por medo de procurar ajuda e sofrer as retaliações dos agressores. Por isso é importante que qualquer bancária ou cooperativária, vítima de violência doméstica ou assédio sexual no trabalho confie no Sindicato, que nos procure. O projeto Basta! assegura que estas vítimas possam detalhar sua situação, de forma segura, com total sigilo e com o suporte completo principalmente dos advogados parceiros”, conclui a presidenta.

O projeto Basta! foi lançado em abril de 2023, no auditório do SEEB-RO

Comente o que achou:

Jornal

Cartilha