O Coletivo Nacional de Saúde da Contraf/CUT se reuniu, no dia 09/08, via plataforma Zoom, para tratar sobre o encaminhamento das seguintes pautas:
- Retomar a Campanha Menos Metas, Mais Saúde;
- Setembro Amarelo;
- Portaria Conjunta nº 38, publicada em 20/07/2023;
- Audiência Pública com o Ministério da Previdência;
- Pesquisa sobre Metas, Adoecimento Psíquico e Nexo Causal;
- Projeto #Bora Conversar;
- Novo Dia de Luta; e
- Prevenção do Suicídio
Ao final do evento, orientou-se pela realização de uma Live, entre os dias 18 a 22 de setembro, tratando sobre a Prevenção do Suicídio.
Em relação ao dia “Dia de Lutas” ações dos sindicatos regionais para o dia 12 de setembro, com matéria publicitário, podendo ser disponibilizado pela Contraf/CUT.
Em relação à Campanha Menos Metas Mais Saúde, lançada em abril pela Rede de Solidariedade da Contraf/CUT, foi sugerido a retomada e massificação da solenidade nas bases sindicatos pelo país afora.
“Os transtornos psicológicos e as LER/DORT são sintomas corporais ativados em virtude da pressão e cobranças por metas abusivas, modelo de gestão, reestruturação produtivas etc. Somos desafiados a cada dia, implementar ações e materializar conhecimentos protetivos em defesa da saúde integral dos trabalhadores” destacou Edson W. Tavares, Secretário de Saúde, Condições de Trabalho e Política Social do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO).