Pesquisar
Close this search box.

Compartilhar :

Comando Nacional dos Bancários entregará minuta de reivindicações à Fenaban nesta terça, 18

No mesmo dia, trabalhadores do BB e da Caixa farão a entrega das minutas específicas de cada banco

O Comando Nacional dos Bancários entregará à Federação Nacional do Bancos (Fenaban), nesta terça-feira (18/6), a minuta de reivindicações que servirá de base à Campanha Nacional de 2024, para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.

O documento foi construído a partir de diversas conferências estaduais e regionais, em todo o país. Também foram consideradas as informações coletadas na Consulta Nacional dos Bancários, realizada entre 17 de abril e 2 de junho, 46.824 com respondentes. A minuta, ainda, foi aprovada por mais de 95% de bancários e bancárias que participaram das assembleias feitas por bases sindicais, em todo o Brasil, na quinta-feira (13). Mas, antes da fase das assembleias, também foi submetida à validação da 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, entre os dias 7, 8 e 9 de junho.

No mesmo dia da entrega da minuta à Fenaban, os representantes da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) e da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa também entregarão, aos respectivos bancos públicos, as minutas de reivindicações para a renovação dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) específicos.

Entre as prioridades para a categoria, na campanha deste ano, estão o fim de cobranças excessivas para o cumprimento de metas, defesa dos empregos diante dos avanços tecnológicos no setor financeiro e reajuste com inflação mais aumento real de 5% (INPC na data-base).

Veja os nove eixos da minuta de reivindicações:

• Aumento real de 5% (inflação + 5%), PLR maior e ampliação de direitos

• Fim do assédio e dos instrumentos adoecedores na cobrança de metas

• Representação de todos os trabalhadores do ramo financeiro

• Defesa dos empregos, considerando os avanços tecnológicos no trabalho bancário

• Redução da taxa de juros para induzir o crescimento econômico e geração de emprego e renda

• Reforma tributária: tributar os super ricos e ampliar a isenção do IR na PLR

• Fortalecimento das entidades sindicais e da negociação coletiva

• Ampliação da sindicalização

• Fortalecimento do debate sobre a importância das eleições de 2024 para a classe trabalhadora na defesa de seus direitos e da democracia: eleger candidatos e candidatas que tenham compromisso com as pautas dos trabalhadores.

Fonte: Contraf-CUT

Comente o que achou:

Jornal

Cartilha