Dirigentes do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) estão, desde segunda-feira (17/1), visitando as agências bancárias e cooperativas de créditos dos municípios da Regional Rolim de Moura, região conhecida como Zona da Mata. A comitiva é formada pela presidenta do Sindicato, Ivone Colombo, pelo secretário geral Ricardo Vitor, e pela diretora da Regional, Keli Cristina.
Essa é a primeira rodada de visitas do Sindicato ao interior do Estado em 2022, e infelizmente, a exemplo do que aconteceu no ano passado, o que se percebe é que as agências bancárias continuam com déficit no quadro de funcionários, principalmente as dos bancos públicos.
“Com menos funcionários do que seria o ideal, consequentemente há a sobrecarga de trabalho para os bancários que estão – ou ficam – nas agências, trabalhando em dobro para cobrir as vagas que nunca são preenchidas. O atendimento, obviamente, fica ainda mais precário, causando a indignação dos clientes e usuários que esperam incontáveis horas para serem atendidos. Ainda há a pressão diária de gestores, cobrando o atingimento de metas desumanas, e isso tudo, ao mesmo tempo, dia após dia, só promove o aumento dos casos de adoecimento de bancários”, destaca Ivone Colombo.
Os dirigentes visitarão, durante toda a semana, as agências bancárias e cooperativas de créditos dos municípios da Regional Rolim de Moura para levar, em reuniões com os trabalhadores, esclarecimentos sobre as atividades do Sindicato em defesa da saúde, da vida, do emprego e dos direitos dos bancários e cooperativários.