A Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN), que acaba de completar 30 anos de existência, realiza nesta sexta-feira (16) e sábado (17) seu XI Congresso, de forma virtual. Terá como bandeira o tema “Em defesa da vida e dos direitos dos bancários”, porque ocorre em meio à mais dramática crise sanitária da nossa história, que já provocou mais de 360 mil mortes pela Covid-19. E também durante uma ofensiva do governo contra conquistas dos trabalhadores, contra as empresas e bancos públicos, contra a soberania nacional e de incentivo à destruição do meio ambiente.
As principais atrações do Congresso terão transmissão ao vivo pelas páginas do Facebook e do Youtube da Fetec-CUT/CN. Como por exemplo a análise de conjuntura com o ex-ministro José Dirceu, os painéis que vão debater Defesa das Empresas Públicas, Soberania e Emprego e a mesa sobre Saúde do Trabalhador em Tempos de Pandemia. Além das atrações culturais. Veja a programação completa no final, com o horário de Brasília.
Fundada em 19 de janeiro de 1990 e ratificada pelo I Congresso Interestadual da categoria, realizado em março de 1991 em Cuiabá (MT), a Fetec-CUT/CN representa 12 sindicatos de 8 Estados das regiões Norte e Centro-Oeste mais o Distrito Federal. São eles Dourados (MS), Campo Grande (MS), Mato Grosso, Rondonópolis (MT), Médio Araguaia (com sede em Barra do Garças), Brasília, Entorno do Distrito Federal (Ride, GO), Rondônia, Acre, Roraima, Pará e Amapá.
Por sua amplitude territorial, a Fetec-CUT/CN é a maior base sindical de trabalhadores do planeta.
Combater o genocídio e defender bancos públicos
“O Brasil já é o país mais atingido pela pandemia em todo o planeta em razão principalmente da ação deliberada de um governo genocida que desde o início negou a gravidade do vírus e nada fez para conter o avanço do morticínio. Por isso o nosso Congresso deste ano, que marca o aniversário de 30 anos da Federação, terá como bandeira central a luta pela vida dos bancários e de todos os brasileiros, o que exige vacinação já para todos”, afirma Cleiton dos Santos, presidente da Fetec-CUT/CN.
“Outro tema fundamental que estamos discutindo é a defesa dos nossos direitos. Nesses 30 anos de existência da Federação do Centro-Norte, graças a inúmeras mobilizações e greves memoráveis os bancários tiveram importantes conquistas econômicas e sociais, que estão ameaçadas por um projeto de governo ultraliberal a reboque do mercado e contra os interesses dos trabalhadores. E que está comprometendo a soberania nacional, ao entregar o patrimônio do povo brasileiro e desmontar os bancos públicos”, destaca Cleiton.
“Por isso, a nossa tarefa mais imediata nesse momento é desenvolver todos os esforços para salvar a vida dos brasileiros ameaçados por essa terrível pandemia que vem sendo agravada pela irresponsabilidade do governo federal. É uma crise sanitária que está aprofundando a crise econômica, aumentando o desemprego e trazendo de volta a fome ao nosso país. Outro desafio é barrar a venda do patrimônio nacional, proteger os bancos públicos e as empresas estatais, que serão fundamentais para o país sair da crise e voltar a crescer. E para isso só há dois caminhos: vacinação já para todos e Fora Bolsonaro”, conclui Cleiton dos Santos.
Programação do XI Congresso
Dia 16/04/2021
19h30 – Abertura oficial.
20h – Análise de conjuntura com o ex-ministro José Dirceu.
21h – Live comemorativa dos 30 anos da Fetec-CUT/CN com o cantor e compositor paraense Nilson Chaves.
Dia 17/04/2021
10h – Apresentação cultural.
10h10 – Painel Defesa das Empresas Públicas, Soberania e Emprego, com foco na defesa da Petrobras – Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP (Federação Única dos Petroleiros).
10h30min – Painel Defesa das Empresas Públicas, Soberania e Emprego, com foco no sistema financeiro – Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT.
15h – Início do XI Congresso.
15h10 – Aprovação do regimento interno.
15h30 – Homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras do ramo financeiro vítimas da Covid-19.
15h45 – Balanço da atual gestão da Federação.
16h – Painel Saúde do Trabalhador em Tempos de Pandemia, com foco no impacto da privatização da vacina no SUS e na proteção da saúde do trabalhador – deputada Érica Kokay (PT-DF).
16h30 – Alteração estatutária.
17h – Plano de ação para o próximo período.
17h30 – Eleição e posse da nova direção da Fetec-CUT/CN para o quadriênio 2021/2025.
18h – Apresentação cultural com a Banda Kilomblocada, de Rondônia.
Fetec-CUT/CN