Os trabalhadores da Sicoob Central Norte começaram a receber ontem, segunda-feira (18) e hoje, terça-feira (19/3), os valores do retroativo do tíquete alimentação de a 01 de junho a 31 de dezembro de 2020 relativo ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2020/2021.
O repasse está sendo feito pelo Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO), que impetrou ação judicial ainda em 2021, tão logo o empregador se recusou a pagar, aos cooperativários, os valores relativos aos último sete meses de 2020, usando, como justificativa, a pandemia de covid-19.
O valor acumulado desse retroativo, para cada empregado, é de aproximadamente R$ 350, e está sendo pago, com juros, por meio de depósito na conta bancária em que cada um dos empregados recebe seus salários.
“Foi uma jornada árdua e demorada, mas o Sindicato jamais recua um centímetro sequer, pois tem compromisso com a defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores”, enfatiza Antônio Tavares, diretor de Cooperativas do SEEB-RO.
“Finalmente a justiça está sendo feita para estes trabalhadores, principalmente quando lembramos que estes esses valores se referem a um benefício garantido em Acordo Coletivo de Trabalho. Portanto, não poderíamos jamais desistir de lutar para garantir esses valores mais do que merecidos”, destacou Ivone Colombo, presidenta do Sindicato.
A ação foi conduzida pelos advogados Felippe Roberto Pestana e Raísa Luna de Lima, do Escritório Fonseca & Assis Advogados Associados, que presta assessoria jurídica ao Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro (SEEB-RO).
Processo 0000336-54.2021.5.14.0001