Pesquisar
Close this search box.

Compartilhar :

Funcionários do Basa em Rondônia aprovam, por unanimidade, o ACT sobre a PLR de 2017

Os funcionários do Banco da Amazônia no Estado de Rondônia aprovaram, nesta terça-feira (16/8), em assembleia geral virtual realizada pela plataforma Vota Bem, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que trata do pagamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) do exercício de 2017.

ENTENDA

No ano de 2018, o Banco da Amazônia apresentou valores da PLR do exercício de 2017, e as entidades sindicais entenderam que ele era insuficiente. Desde então a categoria luta para que o banco fizesse o pagamento correto e com os valores corrigidos. O Sindicato dos Bancários do Pará (onde fica a matriz do banco) conseguiu um acordo judicial (processo nº 0000910-32.2018.5.08.0007) com o banco que garantiu o pagamento, aos funcionários do Basa paraense, da PLR 2017 acrescida dos valores correspondentes à atualização sob o índice do INPC, do período de abril de 2018 a maio de 2022.

A Contraf-CUT orientou os sindicatos filiados a realizarem assembleias gerais para a aprovação do ACT que vai assegurar a extensão do benefício aos funcionários do Basa em todos os demais estados onde existem agências do Banco da Amazônia.

O Banco da Amazônia se manifestou pela extensão da proposta do acordo em favor dos empregados que fazem parte da competência territorial da Contraf-CUT e que não estão abrangidos pelo acordo judicial celebrado em favor dos empregados da base do Estado do Pará, como é o caso dos bancários em Rondônia.

“A participação nos lucros e resultados dos bancos é uma conquista histórica da categoria e por isso fomos à luta. Ainda temos que resolver os impasses que temos com a PLR 2016, e esperamos não enfrentar mais esse tipo de problema nas próximas campanhas salariais”, destacou. O funcionalismo do Basa decidiu sobre a proposta de 2017, que por sua vez é fruto da forte atuação das entidades sindicais, que sempre objetivam, sobretudo, a igualdade nos direitos da categoria”, enfatizou Ricardo Vitor, diretor de Imprensa do SEEB-RO e funcionário do Banco da Amazônia.

O valor da distribuição final da PLR 2017 será pago em até três dias úteis após assinatura do Acordo Coletivo, que acontecerá nesta quinta-feira, 18/8.

Comente o que achou:

Jornal

Cartilha