O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) confirmou, há pouco, que mais dois funcionários do prédio da avenida Farqhuar (que reúne vários escritórios e departamentos do banco público, como Agência Empresas, Agência Governo, Escritório Digital e Superintendência Regional), em Porto Velho, tiveram testes positivos para covid-19, aumentando o números do banco que lidera a estatística com trabalhadores infectados pelo novo coronavírus no Estado, agora com 14.
De acordo com informações repassadas ao Sindicato, um dos funcionários trabalhou na agência Estilo até o dia 10 de junho, enquanto que o outro até ontem, dia 15. E somente hoje o resultado dos exames foi anunciado.
Imediatamente o Sindicato entrou em contato com a Superintendência do BB no Estado e cobrou providências imediatas sobre os casos, a fim de evitar mais contaminações de trabalhadores.
“Por telefone o superintendente falou que iria orientar o gestor da agência para fechar o departamento e fazer a sanitização do local, e os empregados que trabalhavam ao lado dos infectados seriam colocados em quarentena, bem como os que apresentassem algum sintoma.
No entanto, o sindicato cobra dos administradores do banco que todos os empregados que trabalharam no mesmo ambiente que os funcionários infectados sejam colocados em quarentena e que sejam todos testados para a covid-19, e que só retornem as atividades após os resultados dos exames atestarem que os mesmos não foram infectados. Esperamos ainda que o banco acompanhe e oportunize o tratamento para plena recuperação dos que foram contaminados pela covid-19”, mencionou José Pinheiro, presidente do SEEB-RO.
Caso o banco não cumpra com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) o Sindicato recorrerá à Justiça para resguardar a saúde e a vida dos bancários e terceirizados.