Pesquisar
Close this search box.

Compartilhar :

NOVEMBRO AZUL: conscientizar é prevenir

O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro do Estado de Rondônia (SEEB-RO) promove, neste mês, a conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, como parte da campanha Novembro Azul.

De acordo com os dados catalogados mais recentemente do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.

O Novembro Azul é uma campanha existente no mundo inteiro e, entre outras coisas, busca diminuir o preconceito, a vergonha e as barreiras culturais que ainda mantêm os homens longe dos consultórios médicos.

A Sociedade Brasileira de Urologia e da Confederação Americana de Urologia deixou claro que há uma relação clara entre a idade e o aumento na incidência de câncer de próstata e que homens negros têm uma taxa maior em relação a homens brancos ou asiáticos.

Além disso, explica que a maioria dos pacientes em estágio inicial não apresentam sintomas, tornando mais difícil a detecção precoce da doença.

A recomendação médica é a realização dos exames anualmente, pois, apesar de ser uma doença grave, o câncer da próstata tem grande probabilidade de cura se for diagnosticado precocemente. Os sintomas mais comuns que podem surgir são: dificuldade de urinar, sangue na urina e/ou no esperma, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite, entre outros.

O diagnóstico é feito através de exame de sangue (PSA) e do toque retal, e deve ser feito a partir dos 50 anos por todos os homens e a partir dos 45 anos para aqueles da raça negra ou que têm história de câncer da próstata na família. No entanto, a confirmação da doença é através da biópsia da próstata e do exame histopatológico dos fragmentos retirados.

“Conscientizar é a melhor prevenção. A superação da cultura do preconceito, o diagnóstico precoce do câncer de próstata e os cuidados com a saúde são primordiais e garantidores de vida”, reafirma Edson Tavares, Secretário de Saúde, Condições de Trabalho e Política Social do SEEB-RO.

Fonte: SEEB-RO, com informações da Agência Brasil e Sociedade Brasileira de Urologia

Comente o que achou:

Jornal

Cartilha