O presidente da Caixa Asset, Pablo Costa Sarmento, foi convocado para prestar esclarecimentos ao Conselho de Administração da Caixa por causa da perda de função de gerentes da subsidiária da Caixa Econômica Federal quatro dias após terem barrado um investimento de R$ 500 milhões em letras financeiras do Banco Master. A reunião para debater o caso será nesta segunda-feira, 22/7.
A convocação foi feita por Fabiana Uehara Proscholdt, representante eleita pelos empregados para o CA. Ela também enviou ofício ao presidente da Caixa, Carlos Vieira, pedindo esclarecimentos sobre o ocorrido.
“O trabalho da nossa conselheira eleita, Fabiana Uehara, está sendo feito a contento, tendo em vista essa cobrança e a discussão do caso logo depois do ocorrido, para que os presidentes da Caixa e da subsidiária [Caixa Asset] justifiquem ao CA os motivos que levaram os empregados a terem perdido a função de gestores, se nada fizeram de irregular”, ressalta Valter San Martin Ribeiro, dirigente sindical. “O Sindicato está acompanhando as ocorrências e atuando sempre na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”, acrescenta.
ENTENDA O CASO
No dia 12 de julho foi divulgada a notícia de que gerentes cedidos para a subsidiária responsável pela gestão de ativos do banco, Caixa Asset, foram destituídos após apresentar relatório desaconselhando a compra de títulos de crédito emitidos pelo Banco Master. O afastamento dos gerentes gerou muita indignação entre os trabalhadores da Caixa e repercutiu de forma negativa na imprensa.
Segundo o relatório, o negócio não deveria ser efetivado por uma série de razões, como o fato do modelo de negócios do emissor ser considerado de “difícil compreensão”, o que apontava para um “alto risco de solvência” e tornaria o negócio (que foi considerado “atípico” e com valor “alto demais”) uma operação “arriscada” para a subsidiária. A destituição, ocorrida poucos dias após a apresentação do relatório, foi considerada uma retaliação.
Outras informações reforçam a preocupação com o negócio. O atual vice-presidente de Atacado da Caixa, Tarso Duarte de Tassis, nomeado durante a gestão de Carlos Vieira, é ex-consultor do Banco Master e foi recém-nomeado para o Conselho de Administração da Caixa Asset.
O atual presidente da subsidiária, Pablo Costa Sarmento, que também foi nomeado por Carlos Vieira, teria sido indicado para o cargo por Altineu Côrtes (RJ), líder do PL de Bolsonaro na Câmara, conforme fontes ouvidas por um jornal de grande circulação.