Pesquisar
Close this search box.

Compartilhar :

CUT é homenageada em sessão solene na Assembleia Legislativa de Rondônia

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia promoveu, na tarde desta segunda-feira (9/10), sessão solene em comemoração aos 40 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT), organização que defende a preservação dos direitos da classe trabalhadora. A cerimônia foi solicitada pela deputada estadual Cláudia de Jesus (PT).

A sessão solene contou com a participação de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e de representantes de alguns sindicatos, como o Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO), que esteve com toda sua diretoria presente.

“Vivemos retrocessos e hoje a gente luta para manter nossas conquistas, pois estamos em outro momento importante da democracia de nosso país. E a CUT sempre lutou por isso, por democracia, por oportunidade, por dignidade do povo trabalhador. Me sinto muito honrada de homenagear essa entidade que representa muito para nosso país e Rondônia”, declarou a deputada Cláudia de Jesus.

A presidente da CUT-RO, Elzilene do Nascimento Pereira, lembrou o engajamento da Central na defesa da democracia e na luta por direitos trabalhistas. “A CUT é resultado da insistência da classe trabalhadora brasileira em ter direitos, democracia e justiça social. Chegamos aos 40 anos querendo muitos outros”, apontou.

“Queremos que o brasileiro tenha trabalho, um salário digno, direitos e possa viver bem com sua família e aproveitar o fruto do seu trabalho”, acrescentou a presidente da CUT em Rondônia, que também destacou lideranças importantes com histórico de luta na CUT, que foram homenageados com Votos de Louro, entre eles os bancários Jorge Alfredo Streit, Itamar dos Santos Ferreira e Cleiton dos Santos Silva.

A CUT

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) fundada em 28 de agosto de 1983, durante congresso em São Bernardo do Campo (SP), completou quatro décadas com muita resistência e luta em defesa da classe trabalhadora. A instituição é uma organização sindical de massas de caráter classista, autônomo e democrático, que está comprometida em defender os interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora. A entidade nasceu em plena ditadura militar para combatê-la. Baseada em princípios de igualdade e solidariedade, para organizar, representar sindicalmente e dirigir a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, do setor público e privado, ativos e inativos, por melhores condições de vida e de trabalho e por uma sociedade justa e democrática.

A organização tornou-se referência nacional e mundial de luta pela classe trabalhadora. Além disso, ela possui uma trajetória de lutas e conquistas históricas que mudaram o país e ajudaram a restabelecer e fortalecer a democracia e a soberania.

Fonte: Com informações da CUT-RO e ALE-RO

Comente o que achou:

Jornal

Cartilha