Compartilhar :

DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL: conscientizar é preciso

O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado anualmente no dia 10 de outubro. É uma data celebrada globalmente para conscientizar sobre questões relacionadas à saúde mental.

Ela busca reduzir o estigma em torno de transtornos mentais, promover a compreensão e o apoio às pessoas que enfrentam desafios de saúde mental, além de incentivar governos de todo o mundo a destinarem parte de seus recursos para essa área. A data é marcada por campanhas de conscientização, eventos educacionais e discussões sobre temas relevantes para a saúde mental.

No Brasil, o Ministério da Saúde promove um conjunto de ações dentro da Política Nacional de Saúde Mental que visa fornecer assistência às pessoas com necessidades específicas em saúde mental no país, como ações de prevenção ao suicídio.

Algumas medidas que podem ser adotadas para manter a saúde mental em dia incluem: praticar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação saudável e equilibrada e evitar o isolamento.

O Dia Mundial da Saúde Mental foi celebrado pela primeira vez, em 10 de outubro de 1992, por meio de uma iniciativa do Secretário-Geral Adjunto Richard Hunter da Federação Mundial pela Saúde Mental.

Esse dia foi criado com o objetivo de educar o público sobre saúde mental e reduzir o estigma que envolve as questões ao redor desse termo. Em pouco tempo, a data tornou-se importante para incentivar Ministérios da Saúde em todo o mundo e organizações da sociedade civil a promoverem programas centrados nos cuidados de saúde mental.

O Dia Mundial da Saúde Mental recebe apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), que, além de facilitar e incentivar a rede de comunicação entre diferentes países, desenvolve material técnico para a data.

A partir de 1994, foi incorporado um tema para a data pela primeira vez. Na ocasião, o tema foi “Melhorando a Qualidade dos Serviços de Saúde Mental em Todo o Mundo”. Desde então, todo ano é incorporado um tema diferente para a data. Por exemplo,  já foram abordados os seguintes temas:

  • 2020: Saúde Mental para todos – Maior Investimento – Maior Acesso;
  • 2021: Saúde Mental num Mundo Desigual; e
  • 2022: Tornar a Saúde Mental e o Bem-Estar para Todos uma Prioridade Global.

Em 2023, a ideia é reunir as pessoas para discutirem e refletirem sobre o assunto “A Saúde Mental é um Direito Humano Universal”, como forma de impulsionar ações que promovam e protejam a saúde mental de todos como um direito humano universal.

Saúde mental é um conceito amplo que engloba desde transtorno como a depressão até distúrbios psicológicos e de comportamento relacionados às condições de vida impostas pela sociedade atual, como a ansiedade.

O Relatório Mundial de Saúde Mental, da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado em 2022, revelou que, em 2019, um bilhão de pessoas viviam com transtornos mentais. Apesar da prevalência dessas condições em todo o mundo, a saúde mental ainda é estigmatizada na sociedade.

Pessoas que convivem com esses desafios frequentemente enfrentam discriminação e tratamento diferenciado, resultando em exclusão social. Isso pode ocorrer em diversas áreas da vida, incluindo o ambiente doméstico, escolar, profissional e hospitalar, levando muitos a sentirem vergonha de buscar terapia ou compartilhar seus sentimentos.

“A importância do Dia Mundial da Saúde Mental se faz notar por chamar a atenção para as patologias mentais e seus impactos na vida individual, no ambiente familiar e de trabalho, e na própria dinâmica de um país. A data busca ampliar a conscientização sobre questões relacionadas à saúde mental em escala global. Além disso, essa data incentiva as pessoas a cuidarem de sua própria saúde mental. Nessa direção, o SEEB-RO está em campo com a Pesquisa Estadual de Saúde e Condições de Trabalho, pois a partir dos resultados dela, o movimento sindical estadual poderá atuar com ações educativas, preventivas e interventivas junto à classe trabalhadora do Sistema Financeiro Regional”, destacou Edson Tavares, Secretário de Saúde, Condições de Trabalho e Política Social do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia.

Fonte: SEEB-RO

Comente o que achou:

Jornal

Cartilha

Veja Mais