Pesquisar
Close this search box.

Compartilhar :

Não houve avanços na primeira rodada de negociação entre Sindicato e Credisis para o ACT 2020/2021

Na primeira reunião de negociação entre o Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) e os representantes patronais do sistema Credisis, realizada nesta quinta-feira, 10/12, em Ariquemes, não houve avanços nas propostas para o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2021 da categoria.

Os cooperativários construíram a pauta de reivindicação ainda na assembleia geral virtual do dia 21 de novembro, e ela traz a proposta de reajuste salarial composto de índice da inflação do período mais 5% de ganho real, e tíquete alimentação com reajuste de 20%.

O presidente do Credisis, Donizetti José e Otelo Castellani Filho, que representou o Conselho de Administração (CONSAD) do Credisis, argumentaram que estes índices serão levados ao CONSAD, para que haja uma definição sobre a aceitação – ou não – da proposta dos trabalhadores.

“A proposta é bem clara, com um reajuste composto de inflação do período (2,05 – INPC) mais 5% de ganho real, totalizando 7,05%, enquanto que os tíquetes, com reajuste de 20%, passariam de R$ 1.050,00 para R$ 1.260,00 por mês. É uma reivindicação justa dos funcionários da Credisis, que assim como todos os trabalhadores brasileiros, também estão enfrentando e tendo que suportar os efeitos danosos da pandemia do novo coronavírus, que ampliou a crise econômica. Além disso, alimentos como arroz, carne, óleo, leite e outros tiveram forte elevação de preços, aumentando em mais de 60% o preço da cesta básica, e isso atingiu duramente o poder de compra do trabalhador em geral. E apesar de toda esta crise, sabemos que o sistema Credisis continua sólido e crescendo, com suas cooperativas chegando a disputar o mercado de igual pra igual com os grandes bancos no Estado. Vale ressaltar que nos dois últimos anos os trabalhadores tiveram apenas a reposição da inflação, não obtendo nenhum ganho real no seu poder de compra. Portanto, aceitar esta reivindicação seria uma forma, sobretudo, de valorizar os seus trabalhadores”, avalia José Pinheiro, presidente do SEEB-RO, que esteve na reunião acompanhado dos diretores Antônio Tavares (Cooperativas) e Jonas Pinheiro (regional Ariquemes).

A data base dos funcionários é 1º de junho, mas por conta da pandemia do novo coronavírus somente agora é que foi possível a realização de assembleia geral virtual e a construção da pauta de reivindicação e da agenda de negociação com os patrões.

O Sistema Credisis em Rondônia é formado pelas seguintes cooperativas de crédito: Crediari, Credibrás, Rolim Credi, Jicred, Credi Espigão e CentralCredi.

Comente o que achou:

Jornal

Cartilha

Veja Mais