Pesquisar
Close this search box.

Compartilhar :

Sindicato participa de plenária sobre Saúde Caixa

O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) participou, na última quinta-feira (6/7), da Plenária Regional Fetec-CUT/CN sobre o Saúde Caixa, evento realizado no formato virtual e que contou com mais de 20 participantes que representaram os diversos sindicatos da base territorial da Federação.

A sessão recepcionou inúmeras propostas, tencionando o aperfeiçoamento do Saúde Caixa – Programa de Assistência Médica Supletiva, por exemplo, células de gestão do Saúde Caixa nos estados para incremento no atendimento; ampliação dos credenciados e profissionais de saúde; revisão na forma de cobrança de mensalidades/coparticipação; dentre outras.

Em relação à base territorial de Rondônia, ela apresenta especificidades, bem como toda a Amazônia, justamente, quando se refere à oferta de rede de atendimento do Saúde Caixa ao bancário do banco público.

“O estado está dividido em algo em torno de 52 municípios. A Caixa possui aproximadamente 25 agências bancárias pulverizadas na região e cerca de 550 empregados. Os serviços do Saúde Caixa nas localidades têm baixo número de profissionais de saúde em especialidades da área da psicologia, psiquiatria, psicoterapia e psicanálise. É importante levarmos em perspectiva o aumento crescente do adoecimento mental da categoria bancária. Esse cenário exigiria fomento e encontro de alternativas de atendimento ao tratamento de transtornos psicoemocionais dos trabalhadores da Caixa. A telemedicina seria uma oportunidade de fortalecimento dos serviços do Saúde Caixa para região”, aludiu Edson Tavares, Secretário de Saúde, Condições de Trabalho e Política Social do SEEB-RO.

Entre as propostas avaliadas na Plenária o dirigente sindical do SEEB/RO sugestionou que a Caixa realize pesquisa semestral sobre a qualidade de atendimento e satisfação junto aos usuários do Saúde Caixa, ao invés de anual, conforme preceitua o aditivo do ACT – Saúde Caixa 2022/2023, com vigência até 31/08/2023.

Nesse cenário, foi criado também o GT – Grupo de Trabalho do Saúde Caixa, formado por representantes da Caixa e de entidades sindicais e associativas dos bancários, tendo calendário de negociações que prevê mais duas reuniões do GT Saúde Caixa, três mesas de negociações com a CEE e a assinatura do acordo específico até o fim de agosto.

SEMINÁRIO NACIONAL

O tema Saúde Caixa tem merecido também atenção especial, do movimento sindical. Por isso, o CNB – Comando Nacional dos Bancários irá realizar seminário nacional no próximo dia 22/7 para debater os principais problemas que afetam o cotidiano do pessoal da CAIXA, com prioridade para o Saúde Caixa.

Comente o que achou:

Jornal

Cartilha