Pesquisar
Close this search box.

Compartilhar :

TAXA NEGOCIAL: Trabalhador em cooperativa de crédito, contribua e fortaleça a luta da categoria

Durante o ano, os dirigentes do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) têm agendas constantes com os representantes patronais das cooperativas de crédito, para garantir, entre outras coisas, aumento salarial e melhores condições de trabalho. No período de campanha salarial essas reuniões se intensificam, e todos os encaminhamentos e deliberações são discutidos e aprovados em assembleia geral dos trabalhadores.

A taxa negocial, colaboração feita uma única vez ao ano após a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), é uma das verbas que sustentam as despesas específicas do SEEB-RO com a campanha salarial dos cooperativários, e ela foi aprovada pelos trabalhadores em assembleias gerais realizadas com a categoria tão logo os acordos coletivos foram assinados.

Entre essas despesas sindicais estão:

  • Deslocamento para realização de mesas de negociação e assembleias, que são realizados em diversas localidades do Estado;
  • Comunicação.
  • Assessoria jurídica.
  • Dentre outros investimentos para o êxito da Campanha, que nesse ano obteve significativa melhora no tíquete alimentação e reajuste salarial acima da inflação, além de assegurar os direitos já adquiridos.

OPOSIÇÃO

A taxa negocial pode ter seu reembolso solicitado pelos filiados. Respeitando os princípios democráticos que norteiam a ação do Sindicato, os trabalhadores (filiados) dos sistemas SICOOB NORTE e CREDISIS que queiram o reembolso da taxa poderão solicitar até 10 dias após a realização do desconto em folha.

O trabalhador deve fazer a solicitação por requerimento, individual, identificação funcional, cooperativa a qual está lotado(a) e conta ou pix para devolução, devidamente assinada, para o e-mail: [email protected] .

“É preciso que os trabalhadores entendam que a manutenção do Sindicato deve ser feita com a sua contribuição espontânea, por meio de mensalidades e da própria taxa negocial. Todo trabalhador tem direito a solicitar o reembolso, mas é importante refletir que somente com essa colaboração voluntária é que o Sindicato pode se manter forte e atuante nas lutas constantes em defesa de salários mais dignos e condições de trabalho mais humanas, principalmente num momento de intensas mudanças no mercado de trabalho, cada vez mais tomado pela tecnologia, e com as cobranças por funcionários cada vez mais multifuncionais”, enfatiza Ivone Colombo, presidenta do SEEB-RO.

Fonte: SEEB-RO

Comente o que achou:

Jornal

Cartilha